Conheça a História do
Papel de Parede no Mundo

Saiba como foi inventado o papel de parede, o item decorativo mais popular do mundo e como o papel de parede conquistou o gosto popular.

A história começa nos primórdios dentro de cavernas, acredite no começo não tinha nada de bonito, mas era utilizado na “decoração” e contava a história local.

Desde o começo o papel de parede se revela de gosto pessoal e que conta sobre a personalidade a ser transmitida no ambiente e clima local.

papel-de-parede-historia

História do Papel de Parede

Nos primórdios

Antigamente os nossos ancestrais, utilizavam de pinturas para decorar as paredes de suas cavernas, que contavam sua história, personalidade e cultura da época. Os desenhos e símbolos rudimentares, são até hoje utilizados para o estudo da evolução humana.

A China criava papéis de parede de maneira rudimentar com palha de arroz, evoluindo posteriormente para o pergaminho vegetal. E esse é o primeiro registro histórico sobre o papel de parede como item decorativo.

A evolução começa

Os famosos artesões das épocas medievais pintavam tapeçarias a mãos para utilizar também na decoração.

Após muito tempo a prática de pintura a mão foi dominada por grandes carimbos de madeira que “imprimiam” imagens decorativas. Os pedaços eram como tiras e coladas nas paredes substituindo as antigas tapeçarias. 

Porém, somente as pessoas de alto escalam da época tinham acesso a esse tipo de decoração, como: reis e rainha, governantes e poderosos oficiais.

Na Europa

No Século XVI (16) e XVII (17) toda a Europa começa a fazer comércio com a China e o papel de parede começa a ser conhecido pelos europeus.

As telas com pinturas e as tapeçarias começaram a ser substituídas por border decorativo, contornando as portas e janelas dos palacetes.

Já em 1630 foi criada a primeira fábrica de papel de parede na Europa, que chamavam de papel de parede flocado ou Papel-Toutisses, isso na cidade de Roven – França.

Em 1634 a Inglaterra inicia também a fabricação de papel de parede em Cambridge. Mas os primeiros papéis de parede impressos por maquinas aparecem na França no final de 1638.

A Alemanha também fez parte desta produção e em 1700 transformaram a tecnologia e revolucionaram com os impressos em relevos, que eram feitos em chapas de cobre.

Porém só foram impressos coloridos de volta na Inglaterra em 1750, e em 1870, Juan Zuber um grande empresário francês, cria na cidade de Rixheim – França, uma fábrica de Papéis de Parede que funcionou ativamente até 1939.

Nesta unidade foram aperfeiçoadas as técnicas de impressão com corantes, mas o grande marco foi o lançamento do primeiro rolo com mais de 4 metros lineares de papel de parede pronto para uso.

papel-de-parede-historia-2

No Brasil

A imigração europeia no Brasil no final do século passado traz o papel de parede como um item luxuoso para decoração.

Até 1930 as importações de papel de parede eram feitas para atender o pequeno consumo, mas em função do alto custo o papel de parede foi esquecido e não ganhou força como revestimento de parede.

Mas já no século XXI (21) o papel de parede se tornou o item número 1 na decoração de interiores no Brasil, sendo utilizado por 100% dos arquitetos e decoradores em seus projetos de decoração.

E a papel de parede K&G faz parte dessa história, pois desde 1984 importa e distribui papel de parede importado para todo o Brasil, não cedeu espaço aos adesivos de paredes, por acreditar na qualidade e alta resistência do clássico papel de parede, que possui história, e  sempre foi aprimorado durante séculos.

E claro que com essa evolução o Brasil ganhou uma fábrica de papel de parede hoje muito conhecida, a Bobinex, parceira da papel de parede K&G.

E não só o Brasil. mas a América Latina também se tornou especialista em papel de parede, na Argentina tem fábrica Latina chamada Muresco, que tem parceira exclusiva com a Papel de Parede K&G, reservando o direito a ser a única distribuidora da fábrica no Brasil

A papel de parede K&G é a forte marca no mercado brasileiro de papel de parede importado, muito reconhecida por importar lançamentos e papéis de altíssima qualidade como: papel de parede super lavável, papel de parede TNT que tem alta resistência, podendo ser aplicado em paredes com leves umidade e também pode ser reutilizado.

Hoje os papéis de parede podem ser utilizados em áreas internas e externas, no quarto, sala, escritório, lavabo, e, banheiro e cozinha também.

×