Instalação de Papel de Parede
Compre com quem é especialista no assunto! São mais de 4 MILHÕES de rolos de papéis de parede vendidos para todo o Brasil. Nós da Papel de Parede K&G dispomos de profissionais de instalação de papel de parede com treinamento de padrão alemão (Para você que ainda não é muito familiarizado sobre papel de parede, a Alemanha é um dos principais países que exportam Papel de Parede para o Mundo e são detentores de uma incrível tecnologia de qualidade e aprimoramento de produção/instalação dos papéis de parede).
Temos percebido a dificuldade/Insegurança dos clientes que querem fazer a própria aplicação do Papel de Parede, e por muitas vezes isso tem até inibido a vontade de adquirir o papel de parede.
Mas não se preocupe, aqui você vai encontrar todas as dicas e técnicas necessárias para ter um resultado profissional na hora de fazer a instalação.
Compre papel de parede sem medo de instalar, compre e instale você mesmo!
Obs: As dicas a seguir são baseadas nos papéis de parede que são disponibilizados neste site e pela marca K&G, não orientamos que siga as mesmas instruções caso tenha adquirido papel de parede de um outro fornecedor, pois as técnicas variam de acordo com a qualidade e os tipos dos papéis de parede.
SIGA O PASSO À PASSO
- Cola em pó para papel de parede K&G (clique aqui e compre)
- Espátula de Silicone (Colar os vincos e tirar bolhas de ar).
- Balde com água (para o preparo da cola).
- Rolo de Pintura – de lã ou broxa (para espalhar a cola uniformemente).
- Pano branco – limpo (limpar o excesso de cola).
- Estilete (cortar as sobras do papel de parede).
Prepare a cola com pelo menos 30 minutos de antecedência. Para o preparo da cola, siga a instrução contida no rótulo.
Enquanto deixa a mistura da cola agir, vá preparando o ambiente para a colocação do papel de parede: Tenha o cuidado para forrar o chão, assim evita sujar o piso, limpe a parede e tire todos os espelhos, quadros e pendentes, tire também as tampas de interruptores e tomadas.
Abra o rolo de papel de parede e guarde a etiqueta que vem em volta do rolo, pois ela contém todas as especificações do seu papel de parede e você vai precisar dela para seguir os passos de instalação.
Além de que se precisar comprar mais um rolo para complementar a sua decoração caso falte, a etiqueta contém também o número de lote, responsável por seguir o padrão de cor, assim a tonalidade do Papel de Parede seguirá o mesmo tom de cor, caso deseja aplicar o mesmo papel na continuidade da parede.
Após aguardar o tempo de descanso da cola, agora chegou o momento em que muitas pessoas acabam se confundindo ou criando dúvidas. Pois para cada tipo de papel de parede há um jeito certo para fazer a aplicação da cola.
Existem os papéis de parede Vinílicos e Vinílicos TNT que a cola é aplicada diretamente na parede (facilitando a instalação), papéis de parede emborrados que podem ter diferentes tipos de aplicação, mas geralmente a cola também é aplicada na parede e os papéis de parede vinilizados que a cola é aplicada no próprio papel de parede antes de colocá-los na parede.
Lembra que mencionamos sobre a importância de guardar a etiqueta que vem junto com o rolo do papel?! É justamente nessa etiqueta que você vai encontrar essa informação, se a cola deve ser aplicada diretamente no Papel ou na Parede.
Veja os símbolos e seus significados:
Aplica cola na Parede.
Aplica cola no Papel.
Outro símbolo também muito importante para instalação, é o de encaixe/junção do desenho/estampa do Papel de Parede, para que ele tenha a continuidade.
Geralmente para papéis lisos e listrados que não tem encaixe de desenhos, ou seja é colocado uma faixa do lado da outra e o Zero significa que não há perda em cm, caso tenha um outro número sem ser o Zero, significa que há uma perda em cm.
Neste diz que o encaixe para continuidade do desenho deve ser feito “normalmente” de forma horizontal, ou seja uma faixa do lado da outra.
Neste diz que o encaixe para continuidade do desenho deve ser feito de forma diagonal, ou seja há uma perda em cm por cada faixa, para poder fazer a junção do encaixe do desenho.
*Todos esses símbolos podem vir com alguma perda em cm por faixa, por isso se certifique destas informações para não errar na hora de fazer o encaixe.
Agora que você já sabe qual é o tipo de papel de parede que você vai instalar e também qual o tipo de encaixe e perda que ele tem. Tire as medida da altura da parede e acrescente 10 cm no tamanho, pois essa “sobrinha” será necessária para fazer o acabamento final.
Corte o papel na altura da medida da parede lembrando-se de deixar os 10cm a mais em cada faixa cortada, e também de verificar a perda em cm para o encaixe do desenho (caso seja um papel de parede estampado).
Dica muito importante: Para garantir que o Papel de Parede tenha a continuidade correta, com um lápis numere o verso de cada faixa cortada, e coloque exatamente qual é a “cabeça” daquela faixa. Assim você saberá em qual sequência as faixas devem ser aplicadas e em qual direção. Agora repita o procedimento com todos os rolos.
Com as faixas do Papel de Parede já cortadas, chegou a hora de por a “mão na massa”, seguindo as instruções do tipo de papel, passe a cola – na parede ou no papel;
Cola no Papel: Coloque a primeira faixa cortada sobre o chão com a estampa virada para baixo e passe utilizando o rolo de lã ou espuma, uma demão de cola da metade para a “cabeça” da faixa. Vá dobrando a parte com cola sobre ela mesma. E repita o processo com a outra metade da faixa de papel de parede que está sem cola.
Deixe a cola agir por 3 minutos com o papel todo dobrado e após leve a faixa de papel de parede ainda dobrada e comece aplicando a parte superior (a parte da “cabeça”). Desdobre o papel e vá desenrolando e colando até a parte de baixo da parede. (Comece sempre pelas extremidades das paredes e NUNCA pelo meio da parede).
Cola na Parede: Passe uma demão de cola na parede na área da parede onde será aplicada a faixa do papel, passe na área onde a faixa será colada e deixe uns 15 cm a mais na largura, para que quando for colar a próxima faixa do Papel, não acabe passando cola em cima da faixa que já foi colada; Estenda a faixa na parede e comece o colando de cima para baixo. (sempre com a “cabeça” da faixa começando de cima para baixo).
Cola no Papel e na Parede: Com a ajuda da espátula de silicone, vá passando suavemente para remover todo excesso de cola e possíveis bolhas de ar, faça o movimento do centro para as bordas.
Com um pano branco e limpo vá limpando os excessos de cola que pode sair pelas laterais da faixa.
Para fazer a instalação das demais faixas, tenha cuidado para não sobrepor uma faixa em cima da outra, pois o papel de parede deve ser colado lado a lado.
Verifique também se o encaixe do desenho do papel de parede está batendo, por isso, sempre confira a numeração das faixas e siga a ordem. Caso acontecer do desenho da segunda faixe não encaixar com a primeira, basta retirar a faixa com cuidado e colar novamente, pois a cola é úmida e possibilita a movimentação/remoção momentânea para fazer ajustes rápidos.
Conforme for colando as faixas, preste atenção nos interruptores e tomadas, marque-os fazendo um corte em forma de X com o estilete e faça o acabamento depois que terminar todas as faixas.
Cuidado com as extremidades de janelas, portas e paredes, corte a faixa do papel de parede deixando alguns centímetros de sobra para fazer o acabamento. E agora com a ajuda da espátula de silicone, pressione todos os vincos e cantos em todas as extremidades de corte, como rodapé, teto, batente etc.
Corte as sobras do papel de parede com estilete. Volte com as caixas de tomada. Prontinho!
O tempo para secagem é de até 72 horas, por isso durante esse período é normal a aparição de pequenas bolhas de ar, mas fique tranquilo (a), pois elas tendem a sumir conforme a cola secar totalmente.